terça-feira, 17 de julho de 2012

Tecnologias na educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1- 4 Pesquisa na Escola.
Segundo os professores entrevistados de nossa escola esses costumam utilizar em suas aulas com mais frequência o aparelho de som (CD) para trabalhar música, poemas, memórias, crônicas. O DVD também é utilizado para assistir filme com o intuito de trabalhar o tema assistido. A escola dispõe de Caraoquê que é utilizado nos festivais da canção e em jogos escolares. Para registrar os eventos escolares fizemos uso da máquina de bater foto digital. Câmara filmadora a escola ainda não possui mesmo assim, sempre que possível utilizam a maquina digital para fazer alguns filminhos das apresentações e trabalhos realizados com os alunos.
Outra ferramenta que a escola dispõe é a sala de informática que é usada para navegação em sites de pesquisas escolares, dentre outras.
Essas tecnologias despertam mais o interesse pela aprendizagem tornando uma aula dinâmica e prazerosa. As tecnologias são ótimas nas mãos de professores criativos. Uma vez que essa facilita a comunicação e a vida do professor. Ao mesmo tempo é preciso ter cautela, pois esse método poderá ter efeito contrário, gerando situações onde o aluno não precisa nem mais copiar. Professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais tecnologias. O professor precisa conhecer e aprender a operacionalizar os recursos tecnológicos que estão presentes nas escolas. Sabemos que cada tecnologia tem sua própria finalidade podendo ser integrada ou não a outras técnicas de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário